tudo o que for interessante e satisfazer o público.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

CAMPINAS É MUITO MAIS

Todos estão cansados de saber o quanto Julio e Eu gostamos de viajar e conhecer lugares novos, até por que quando viajamos sempre voltamos revigorados e culturalmente melhor.
De agora em diante sempre vou mencionar os lugares por onde passamos e claro que nada melhor do que as fotos para dar aquele gostinho.
Mas hoje o assunto não é mostrar os lugares que já visitamos mas sim falar de uma curiosidade de uma de nossas cidades vizinhas- Campinas no estado de São Paulo.
Claro que muitos já devem ter ouvido falar deste grande cidade metropolitana, mas também sei que na maioria das vezes ser nascido em Campinas é sinônimo de piada, chacotas, etc.


Piadinhas a parte vamos oa que interessa.
A origem do nome deve-se ao fato de a cidade ter sido local de parada de tropeiros que rumavam ou retornavam de Goiàs e Cuiabá. E esse pouso ficou conhecido como Campinas de Maro Grosso, em razão de existência de três caminhos em meio à densa mata daquela época. Velhos tempos de mata fechada, pois o desmatamento era algo distante, ou melhor o aquecimento global era desconhecido.


Com o passar do tempo, as matas deram lugar ao terceiro maior polo industrial do Brasil, com a agricultura e a produção de leite também apresentando grande desenvolvimento.
Claro que precisamos de alguns dados para confirmar tais estatísticas, então é só conferir esses números: 9% do PIB ( Produto Interno Bruto ) de 17% da produção industrial de São Paulo saem da região de Campinas, responsável ainda por 10% de toda a produção agroindustrial de São Paulo. E é a primeira colocada no país quando falamos sobre o uso de sementes de alta qualidade e quando à utilização de mecanização agrícola.
Como podem ver Campinas é muito mais do que todos podem imaginar e com muita beleza, charme, seus parques , chopping centers e uma qualidade de vida.




Campus da PUC Campinas
Fonte: Revista Panorama do Turismo.
Complementações: Edson Degan

Nenhum comentário: